O presidente da República aproveitou o evento de divulgação do Plano de Negócios e Gestão (PNG) da Petrobras para exaltar o trabalho de seu governo.
O evento, no Palácio do Planalto, foi realizado para divulgar o plano lançado na manhã desta quinta-feira (21), no Rio de Janeiro. Segundo Temer, a empresa recuperou o prestígio depois de ser “quase um palavrão”.
“Dois anos e meio atrás, a Petrobras era quase um palavrão. Porque ficou muito desmoralizada e o Pedro [Parente, presidente da estatal] conseguiu, patrocinado pelo Ministério de Minas e Energia, reerguer a Petrobras para que eu pudesse dizer exatamente essas palavras. Por isso nós cuidaremos para que a Petrobras permaneça como uma referência de profissionalismo no Brasil e no mundo”, declarou.
O presidente deixou no passado os escândalos de corrupção na estatal e elogiou o Plano de Negócios. Sobre o plano, Temer disse que não é um plano populista, seguindo a linha do seu governo.
“Se no passado houve abusos na Petrobras, eles foram expungidos, eliminados. E permitem ao Pedro [Parente] e ao Fernando [Coelho Filho, ministro de Minas e Energia] apresentar um plano de trabalho com bilhões [de reais] em investimentos. E não é um plano populista, para amanhã ou depois. Vai de 2018 a 2022. É um plano responsável, como tem sido responsáveis os atos do governo”, disse.
Ao fazer um balanço financeiro e administrativo da companhia, o presidente da Petrobras, Pedro Parente, disse que a iniciativa de incorporar o valor dos riscos ao fluxo de caixa aumenta a previsibilidade das ações de gestão da estatal.
Após o evento, Parente explicou a promessa do plano de negócios da estatal de aumentar a produção sem que isso gere um crescimento nos custos operacionais. A projeção é de que no ano que vem se produzam 2,7 milhões de barris por dia, e a expectativa é de que o número chegue em 3,5 milhões em 2022.
“Vamos colocar em produção oito novos sistemas, que já estão quase prontos. Portanto, já existem investimentos passados, anteriores ao plano, que levam tempo a serem concluídos, e que nos permitem colocar em produção um grande número de campos. Isso permite que com o mesmo número de investimentos [de 2017], vamos aumentar de forma relevante [a produção]”, explicou, referindo-se às oito novas plataformas de produção que vão começar a operar.
Sobre as expectativas do preço do barril no mercado internacional, Pedro Parente disse que a projeção de US$ 73 em 2022 está dentro das previsões do mercado.
Fonte: MoneyTimes